imagem de sustentabilidade

Atitudes sustentáveis que você pode adotar no seu dia-a-dia

Atitude sustentável é o termo usado para definir a capacidade dos seres humanos de desenvolver atividades econômicas e sociais respeitando a natureza, garantindo o uso racional dos recursos naturais.

Essas atitudes influenciam a sociedade a adquirir uma postura mais consciente com relação ao meio ambiente. Nesse artigo você confere 10 hábitos que você pode começar a adotar para colaborar com o meio ambiente.

Separe o lixo

Recicle seu lixo, essa é uma das principais medidas para reduzir a degradação ambiental, por isso os resíduos devem ser descartados no destino certo.

Os alimentos orgânicos podem ser reaproveitados para compostagem em forma de adubo.

Plásticos, metais, vidro e papel podem ser entregues em cooperativas que recolhem material seco para reciclagem.

Baterias, lâmpadas, equipamentos eletrônicos, cosméticos, medicamentos e óleo de cozinha são altamente poluentes! A recomendação é levá-los a ecopontos específicos  (supermercados, farmácias ou unidades especializadas).

Economize energia 

Tire da tomada todos os eletrodomésticos que não estiverem em uso, priorize a manutenção dos equipamentos e verifique se a borracha da geladeira está vedando bem (o mau funcionamento do aparelho demanda esforço extra do motor, o que eleva os custos de energia elétrica).

Opte por usar lâmpadas de LED (elas gastam menos energia).

Evite usar carro para se locomover

Utilize mais o transporte público, a bicicleta ou vá a pé. 

Caminhe  mais! Isso colabora com o planeta e com a sua saúde.

Economize água

Faça banhos mais curtos, cinco minutos costumam ser suficientes para realizar a higiene pessoal.

Não deixe a torneira aberta na hora de escovar os dentes e reutilize a água da máquina de lavar roupas. Desse modo, você colabora na preservação dos recursos naturais.

Use baterias e pilhas recarregáveis

Pilhas são produtos altamente poluentes e de difícil descarte, por isso, opte por pilhas recarregáveis. Assim, você ajuda a diminuir a produção desses tipos de produto.

A sustentabilidade é um conjunto de hábitos simples que podem salvar o planeta e ter uma vida mais saudável. Então que tal começar a praticá-la?

Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais materiais como esse !

Veja também: 

Origem do sorvete: Conheça a história, curiosidade e variações da sobremesa

Mais conteúdo!