artesanato

Artesanato sustentável: a arte para preservar o meio ambiente

Primeiramente, o artesanato sustentável é uma maneira de produzir arte a partir de uma matéria prima disponível em abundância na natureza e reutilizando materiais reciclados. Além de ser um trabalho lindo, ele também provém a sustentabilidade financeira de diferentes tribos e povos. 

No artigo dessa semana vamos falar sobre esse tipo de artesanato. Confira!

Artesanato sustentável

Um produto artesanal é diferenciado pela maneira com que é produzido. Isso porque é possível aliar a sustentabilidade em seu processo de criação.

Além disso, escolher fornecedores engajados nesse tipo de negócio, otimiza os processos de produção com a redução de resíduos, além da conscientizar os funcionários sobre atitudes ecologicamente corretas

O Brasil está no ranking de países que mais produzem resíduos no meio ambiente. Esse dado demonstra a falta de conscientização e consumo desenfreado da população. Alguns desses resíduos podem ser reciclados e reaproveitados. 

Além disso, seguindo essa lógica, o artesanato sustentável surgiu da necessidade de reaproveitar esses resíduos. Esse tipo de arte une diferentes técnicas de reciclagem de materiais.

Reaproveitamento de resíduos 

Muitos resíduos podem ser reciclados e reaproveitados, dentre eles; a madeira, plástico, polímeros, vidros, metais, entre outros objetos de decoração artísticos e funcionais.

Veja alguns tipos de artesanatos:

A madeira é um dos materiais que mais se aproveita, paletes de armazenamento e transporte, caixotes, são alguns exemplos de tipos de materiais utilizados nos processos criativos. Afinal, Tudo varia de acordo com a criatividade do artesão.

Além disso, o artesanato sustentável pode também ser classificado como uma forma de expressão artística.

Por fim, o artesanato sustentável é uma ação artística e ecológica.

Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!

Veja também:

Atitudes sustentáveis que você pode adotar no seu dia-a-dia

Mais conteúdo!