cozinha sustentável

Cozinha sustentável: Como tornar suas atitudes mais sustentáveis ao cozinhar

Cozinhar é a arte de juntar ingredientes e temperos para criar uma refeição saborosa. Essa arte pode vir acompanhada de lembranças de nossos antepassados ou algum momento alegre que passamos com alguma pessoa especial. Sabendo disso, no artigo de hoje vamos falar sobre cozinha sustentável? 

Cozinha + Sustentabilidade 

A sustentabilidade possui muitos pilares com ações que você pode adotar para contribuir com o meio ambiente, uma delas é a partir da sua alimentação.

Uma ideia é começar refletir sobre os equipamentos que você usa: quanto de energia, água e gás que eles utilizam? Caso esses produtos tenham alto consumo desses recursos naturais e, se você tiver condições, é possível trocá-los por equipamentos que economizam mais. É bom para a natureza e seu bolso.

Se você tiver interesse em verificar qual é o consumo de seus equipamentos, basta ver os selos do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que classifica os aparelhos por nível de consumo. 

Além disso, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o desperdício ou a perda de alimentos são responsáveis por cerca de 3,3 gigatoneladas de emissões de gases de efeito estufa. Então evite o desperdício de alimentos e compre somente o necessário.

Consumo de orgánicos 

Outra dica é criar uma horta na sua casa, pode ser uma bem pequena e que não ocupe muito espaço, faça em um pequeno vaso e cultive temperos e se alimente de forma mais orgânica. 

Evite o consumo de alimentos com agrotóxico (essas substâncias fazem muito mal ao meio ambiente).

Além disso, é possível reutilizar equipamentos . Por exemplo, que tal utilizar as cascas de alimentos para fazer uma sopa ou até mesmo usar alguns desses elementos para produtos de beleza caseiros, como esfoliantes com casca de banana e açúcar ou hidratar sua pele com a casca de um abacate. São muitas opções, não é? 

Por fim, agora que você já leu todas essas dicas, chegou a parte de limpar a cozinha. Por isso, se atente ao gasto de água e nos produtos químicos utilizados!

Gostou desse artigo? Então acompanhe nosso blog para mais conteúdos como esse!

Veja também: 

Atitudes sustentáveis que você pode adotar no seu dia-a-dia

Mais conteúdo!