O desenvolvimento sustentável está cada vez mais em alta, mas isso não significa que os impactos ao meio ambiente foram reduzidos. Visando diminuir impactos ambientais, algumas empresas brasileiras e ONGs vêm fazendo ações a fim conscientizar a população para um estilo de vida mais sustentável e para melhorar a qualidade de vida de toda a população.
O desenvolvimento sustentável pode alertar as pessoas para uma reflexão sobre consumo e rotina. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos falar mais sobre essa expressão.

O que é desenvolvimento sustentável
Primeiramente, o desenvolvimento sustentável é uma ação que visa conciliar os avanços econômicos com ações de preservação de recursos naturais do planeta.
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) o desenvolvimento sustentável é uma expressão que consegue suprir todas as necessidades da geração atual sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
Esse conceito surgiu em 1987 e foi introduzido pela ONU que trouxe uma cartilha com várias recomendações para a população. Além disso, o desenvolvimento sustentável se baseia na preservação do meio ambiente a fim de evitar o esgotamento dos recursos naturais; e na diminuição da fome e da pobreza.
Justiça social e desenvolvimento sustentável
O desenvolvimento sustentável não visa somente ensinar a sociedade a cuidar do meio ambiente, ele também tenta promover outras questões como diversidade cultural e justiça social.
Todos esses pontos estão aliados com o objetivo de preservar os recursos naturais do planeta.
Além disso, tenta-se promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas mais pobres, dando ênfase em melhores políticas de saneamento e também nos cuidados com a saúde.
Objetivos
Conhecido pela sigla ODS, os objetivos do desenvolvimento sustentável possui o intuito de ajudar na criação de ações e metas para promover o desenvolvimento.
Ao todo são 17 objetivos que constam em um documento chamado Agenda 2030.
Algumas ações que constam na agenda são: conservação da vida aquática; conservação da vida terrestre; paz e justiça social, entre outros.
Para ver o documento completo clique AQUI
Essa prática é uma ação que precisa acontecer em todo o planeta, visto que os males que atingem nosso meio ambiente causam prejuízos no mundo inteiro e, por isso, é necessário promover a preservação ambiental em todos os cantos do mundo.
Para que isso aconteça é preciso ter consciência coletiva para o fato de que as gerações futuras também precisarão dos mesmos recursos naturais que nós.
por fim, adotando essa prática, conseguimos preservar nosso meio ambiente e também promover a preservação da nossa própria espécie.
Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como este !
Veja também: Coleta seletiva: Entenda todos os tipos de lixo