Diferente da agricultura convencional, a produção de alimentos orgânicos não faz uso de agrotóxicos, transgênicos, fertilizantes sintéticos etc. Sendo assim, são isentos de quaisquer resíduos de químicos prejudiciais à saúde humana e animal, são mais seguros para o consumidor e além de tudo, não contaminam o meio ambiente.
Nesse artigo vamos falar sobre alimentos orgânicos e seus benefícios para o meio ambiente e para a saúde humana. Confira!
O que são alimentos orgânicos?
Primeiramente, o sistema orgânico é definido como um sistema de produção com técnicas específicas para otimização e uso de recursos naturais tendo por objetivo à sustentabilidade econômica e ecológica
Além disso, o sistema orgânico é contra o uso de materiais sintéticos, organismos geneticamente modificados e radiações ionizantes, em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização.

Sistema de produção orgânico
Atualmente existem milhares de propriedades que utilizam o sistema de produção orgânico. Nessas propriedades, em todas as etapas de produção são utilizadas técnicas que respeitam o meio ambiente, buscando diversificar e integrar a produção de espécies vegetais e animais. De acordo com especialistas, essa prática ajuda a manter a biodiversidade e a agricultura sustentável.
Neste tipo de produção são adotadas práticas que visam à preservação e o uso responsável do solo, da água e do ar,a fim de reduzir as formas de contaminação e desperdício dos recursos naturais, e isso também gera economia.
O sistema de produção orgânico tem crescido nacionalmente devido a mudança de hábitos e dieta da sociedade, que está cada vez mais preocupada com sua saúde e com a preservação do meio ambiente.
Além disso, a produção de orgânicos contribui para segurança alimentar e para uma melhor qualidade de vida para pequenos produtores, que são os principais responsáveis por esse tipo de produção.

Benefícios do consumo orgânico à saúde
Somente o fato de conter uma série de substâncias tóxicas já representa um imenso benefício desse tipo de alimento para a saúde.
Mas há 5 fatores que podemos destacar:
1. Menos chances de desencadear alergias
2. Maior nível nutritivo
3. Não interferem nos seus níveis hormonais
4. Atuam na prevenção ao câncer
5. Ajudam para uma dieta mais equilibrada
Por fim, como podemos ver no artigo de hoje, o alimento orgânico é mais seguro, saboroso, nutritivo. Se comparado com alimentos de produção convencional, seu tempo de conservação na geladeira é maior sem perda de nutrientes.
Por fim, a agricultura orgânica combina tradição, inovação e ciência para beneficiar o meio ambiente e a nossa saúde, então que tal começar a consumir alimentos mais saudáveis?
Na Vila Urbana temos nossa feira de orgânicos para você comparar alimentos mais saudáveis e que ainda contribuem com a agricultura familiar local. Então venha participar!
Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse !
Veja também:
Cozinha sustentável: Como tornar suas atitudes mais sustentáveis ao cozinhar