imagem de tatuagem

Tatuagem funcional: Uma forma de salvar vidas

Se alguém pensa que um estúdio de tatuagem é um local onde as pessoas vão apenas para fazer desenhos bonitos e inspiradores, se enganou. Uma modalidade de tattoo tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos: as tatuagens funcionais.

O que são tatuagens funcionais?

Esse tipo de tatuagem tem como propósito ser usada como forma de prevenção, avisar sobre uma doença preexistente, alergia ou identificar o tipo sanguíneo.

Além disso, essas tattoos sinalizam doenças causadas pela falta de insulina, bombinhas de asma ou alergias.

Em quais casos se aplica às tatuagens funcionais?

Pessoas com hipoglicemia, por exemplo, podem ter perda de consciência a qualquer momento do dia. Uma tatuagem indicando a possível causa do desmaio pode orientar as pessoas que estão próximas, ou até mesmo, a equipe médica que está atendendo a ocorrência. 

Portadores de diabetes também fazem tatuagens funcionais com o intuito de orientar pessoas próximas ou profissionais de saúde em casos de emergência.

No caso do tipo sanguíneo, em uma necessidade de transfusão, por exemplo, o tipo sanguíneo tatuado pode facilitar e agilizar o processo de atendimento do paciente.

Além disso, outro caso comum de tatuagem funcional é o ponto e vírgula que faz parte de um movimento de prevenção à saúde mental, o chamado “Semicolon Tattoo Project”.

Outro exemplo é o auto-falante e o “X”, que indicam casos de surdez.

Onde fazer tatuagens funcionais?

Recomenda-se que a tatuagem funcional seja feita em um estúdio com condições sanitárias e que tenha a licença da vigilância sanitária, Mas a tatuagem sozinha não é uma única ferramenta, é apenas um indicador de segurança que pode facilitar a prestação dos primeiros socorros em casos emergenciais.

Por fim, o mais interessante das tatuagens funcionais é que além de prevenir doenças e agilizar o processo de atendimento em casos de emergência, também é possível discutir e criar sua tattoo junto ao artista que vai desenhá-la de acordo com seu gosto e estilo.

Na Vila Urbana, temos um estúdio para você se arriscar e fazer aquela tattoo maneira!

Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!

Veja também:

Culinária internacional: cinco lugares para viajar dentro da Vila Urbana

Mais conteúdo!