família andando de bicicleta

Benefícios da bicicleta para o meio ambiente e sua saúde

O uso de bicicleta como meio de transporte tem sido cada vez mais incentivado devido a seus benefícios para o meio ambiente e para a saúde.

Primeiramente, muitas ações têm impacto negativo para nosso planeta e para que seja possível construir uma sociedade mais sustentável para a preservação dos recursos naturais é preciso que algumas ações sejam repensadas.

A emissão de gases poluentes pode não ser tão visível, mas os níveis de CO2 na atmosfera causam grandes estragos para nosso planeta e os transportes automotivos são os principais responsáveis pela emissão desses gases.

Com relação a isso o uso de bicicleta se torna muito mais que uma “tendência”, mas uma alternativa mais econômica, que evita congestionamentos nas grandes cidades além de trazer diversos benefícios à saúde.

Que tal experimentar essa nova possibilidade e deixar a vida mais leve pra você e para o planeta? No artigo de hoje vamos falar sobre o uso de bicicletas, vamos pontuar os benefícios que seu uso pode trazer para a sua vida e para o planeta . Então confira!

Emissão 0 de CO2 na atmosfera

Como já citado, o uso da bike é positivo para o meio ambiente pois não produz gases poluentes como os veículos automotores e isso faz dela uma opção muito mais sustentável para a mobilidade urbana. 

Usando a bicicleta para se locomover, você deixa de emitir gases do efeito estufa e que podem causar o aquecimento global. Esse é um jeito prático de fazer a sua parte.

Foto: Reprodução Freepik

Economia para o bolso ao andar de bicicleta

O uso de bike também significa economia para o seu bolso. Além da economia pelo não uso de gasolina e diesel, é importante considerar também que os desgastes sofridos com o tempo têm reparos muito mais econômicos na bike do que num veículo convencional.

Melhor mobilidade por optar pela bicicleta

Você sabia que um único carro ocupa o lugar de pelo menos quatro bicicletas no trânsito? E muitas vezes, esses veículos estão ocupados por uma única pessoa?

O uso de bike além de evitar congestionamentos permite que você realize seus trajetos de forma muito mais rápida, ganhando autonomia para se locomover. 

Além disso, é importante destacar que elas são totalmente livres de poluição sonora.

Foto: Reprodução Freepik

Mais saúde e qualidade de vida pra você

Andar de bicicleta é uma prática de exercício que melhora nossa saúde física e mental. 

Além disso, pedalar traz melhorias para os sistemas respiratório e cardiovascular, além de contribuir para aumentar a sua disposição.

Por fim, o uso da bike é uma maneira de  preservar o nosso planeta e ajudar na construção de um mundo mais justo e sustentável para as próximas gerações, além de inspirar mais pessoas a aderirem à causa.

Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!

Veja também:

Coleta seletiva: Entenda todos os tipos de lixo

Mais conteúdo!