samba

Samba: Conheça mais sobre a sua origem e influência no Brasil

O samba é uma dança, é um gênero musical brasileiro considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular. Não é à toa que esse ritmo é ouvido até hoje em barzinhos, shows e festivais. No artigo de hoje vamos falar sobre o esse ritmo e sua influência no Brasil. Então confira!

Origem

O samba é um ritmo brasileiro que mistura ritmos europeus, como polca, valsa, mazurca, minueto, entre outros.

Inicialmente, esse ritmo musical foi criado pelos escravos que faziam as festas de danças na Bahia chamadas de “rodas de samba”. Segundo estudos, o Recôncavo Baiano é o berço do samba.

Além disso, após a abolição da escravidão em 1888, qualquer manifestação cultural africana era vista com desconfiança e criminalizada, como a capoeira e o candomblé.

Aos poucos esse ritmo foi entrando nos salões da elite e pouco a pouco foi se associando ao Carnaval. O advento do rádio e o talento de intérpretes como Carmem Miranda, Aracy de Almeida e Francisco Alves, fizeram esse ritmo cada vez mais popular em todo Brasil.

Origem do nome

A palavra “samba” advém do termo africano “samba” que significa “umbigada” (uma dança executada pelos negros escravizados).

Além disso, esse ritmo foi incorporando diferentes versões de acordo com cada região brasileira. Sendo assim, dependendo do estado, modificam-se os ritmos, as letras, o estilo de dançar e até mesmo os instrumentos que acompanham a melodia.

 Os mais conhecidos são:

  • Da Bahia então então então
  • Carioca (Rio de Janeiro)
  • Paulista (São Paulo)

Principais Tipos:

Samba de roda

Surgiu na Bahia e é caracterizado por palmas e cantos, no qual os dançarinos dançam dentro de uma roda.

Foto: Roda de samba

Samba-enredo

Surgiu no Rio de Janeiro e está associado às escolas da Sapucaí, o samba-enredo é caracterizado por apresentar canções com temáticas de caráter histórico, social ou cultural.

Foto: Carnaval

Samba-canção

Esse estilo de música surgiu na década de 20 no Rio e é conhecido por músicas românticas e ritmos mais lentos.

Foto: Apresentação grupo de samba

Samba de gafieira

A gafieira é uma dança de salão cujo homem conduz a mulher acompanhados por uma orquestra com ritmo acelerado.

Foto: Dança de gafieira

Pagode

Surgiu no Rio de Janeiro na década de 70, a partir da tradição das rodas. Caracterizado por um ritmo repetitivo com instrumentos de percussão acompanhados de sons eletrônicos.

Foto: Grupo de pagode

Por fim, mesmo sendo um gênero musical “mais velho”, esse estilo musical ainda é cantado por muitos artistas da atualidade, além de fazer sucesso entre os jovens que curtem fazer uma mistura com outros ritmos.

E você, curte esse estilo musical? então

Na Vila Urbana todo sábado tem Quintal com um pagodinho ou samba ao vivo para fazer todo mundo dançar! Venha se divertir! então

Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!

Veja também: então

Conservação ambiental: Entenda a sua importância

Consumo consciente: 6 influenciadores para seguir nas redes

Mais conteúdo!