foto de água

Vida sustentável: Consumo consciente da água

Apesar de existirem campanhas sobre sustentabilidade e consumo consciente, como da água, por exemplo, muitas pessoas não sabem o que a sustentabilidade significa e acabam, simplesmente, reproduzindo o mesmo discurso. 

Hoje em dia é muito comum ouvirmos por aí a palavra sustentabilidade, afinal de contas, caiu na boca do povo e se tornou algo normal na atualidade. Por conta disso, é normal vermos cidades e empreendimentos optando por alternativas mais sustentáveis, ou seja, que não prejudiquem o meio ambiente. 

O que é sustentabilidade?

Se buscarmos o significado da palavra sustentabilidade no dicionário, o que encontraremos é a definição para algo com características sustentáveis e que preze por condições menos prejudiciais ao meio ambiente. 

Nesse caso, sustentabilidade tem a ver com atitudes que suprem as necessidades básicas da atualidade, de modo que não prejudiquem o futuro. Portanto, estão relacionadas com ações culturais, econômicas, sociais e principalmente, ambientais. 

Resumindo, sustentabilidade e ser sustentável, é a busca constante por métodos que preservam o meio ambiente. Além disso, é sempre pensar no futuro para que nada falte ou afete negativamente as próximas gerações. 

Foto: Reprodução Freepik

Desperdício de água

Diante da definição do que é sustentabilidade, não podemos deixar de citar sobre o consumo consciente da água, já que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 45% da população não terá acesso à quantidade mínima de água até 2050. 

Por esse motivo, o consumo consciente da água é uma pauta fundamental para quem deseja viver em um ambiente sustentável. E mais do que um simples discurso, o consumo da água deve ser colocado em prática. 

Partindo desse pensamento, consumir a água conscientemente é evitar desperdícios. Isto é, reutilizar água da chuva e da máquina de lavar roupa, por exemplo. 

Além disso, existem outras maneiras de economizar água. 

Dicas para economizar água

  1. Manter a torneira fechada ao escovar os dentes e ao lavar a louça;
  2. Usar a máquina de lavar apenas quando tiver uma quantidade considerável de roupas sujas;
  3. Embutir dispositivos que reduzem o consumo de água;
  4. Evitar limpar calçada e quintal com mangueira;
  5. Tomar banhos curtos;
  6. Molhar as plantas com regador antes das 10 horas da manhã ou depois das 7 horas da noite e
  7. Consertar possíveis vazamentos. 

Gostou deste artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como este!

Veja também:

Conservação ambiental: Entenda a sua importância

Mais conteúdo!