Pessoa preparando uma salada com diversos alimentos orgânicos ao redor

Importância dos alimentos orgânicos para o meio ambiente

Todo mundo sabe, ou pelo menos já ouviu falar, sobre a importância dos alimentos orgânicos para a saúde. Afinal de contas, esses tipos de alimentos são considerados os mais saudáveis, pois o processo de produção e técnicas utilizadas prezam a qualidade do alimento. 

Nesse sentido, os alimentos orgânicos não possuem nenhum tipo de agrotóxico ou produto químico que possa fazer mal aos consumidores. Pois durante o processo de agricultura, são utilizadas matéria vegetal e animal para a adubação do solo. Além de um controle de pragas de forma totalmente natural. Portanto, a rotina de produção é completamente sustentável. 

Mulher escolhendo entre os alimentos orgânicos dentro de uma cesta

Porém, engana-se quem pensa que manter uma alimentação livre de agrotóxicos é benéfico apenas para a saúde. Na verdade, os alimentos têm grande influência no meio ambiente também. Confira abaixo como isso ocorre.     

Benefícios dos alimentos orgânicos

A importância dos alimentos orgânicos para o meio ambiente está relacionada com a qualidade da água, a biodiversidade e a proteção da vida animal e vegetal. 

Em resumo, os alimentos orgânicos respeitam o equilíbrio da natureza através de ecossistemas saudáveis, evitando a contaminação da água, solo e vegetação. Com isso, melhora a vida de quem mora no ambiente rural, conserva a fertilidade do solo, reduz a poluição ambiental e ainda preserva a biodiversidade. 

Alimentos orgânicos expostos em uma feira fortalecendo a ideia de alimentação sustentável

Exemplos de receitas sustentáveis

Além de ser fundamental para o equilíbrio do meio ambiente, os alimentos orgânicos são as melhores opções para quem deseja uma refeição saudável e natural ao mesmo tempo. Pensando nisso, separamos algumas receitas totalmente orgânicas para você fazer na sua casa. 

A primeira receita sustentável são almôndegas feitas de casca de banana com vinagrete de açaí para acompanhar. Mas caso essa opção não agrade, as cascas da melancia podem virar uma moqueca e o pão amanhecido uma empadinha.

Várias almondegas prontas colocadas em um mesmo recipiente

Outras receitas que também podem ser feitas são os bolinhos assados de arroz e as panquecas de brócolis. Agora, para refrescar nesse calor, o chá gelado de casca de abacaxi com especiarias e o suco com casca de manga, são perfeitos. 

Suco de abacaxi como exemplo de receita sustentável e de alimentos orgânicos

Gostou do conteúdo de hoje? Então acesse o nosso blog para ler mais artigos como este. 

Veja também: 

Moda sustentável: por que é melhor comprar em brechós?

Mais conteúdo!