Desde muito novos ouvimos falar sobre a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. Mas será que realmente sabemos o que cada um desses termos significa e o impacto que causam? Confira no artigo de hoje.
O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade e meio ambiente são dois conceitos que andam lado a lado. Afinal de contas, estão relacionados aos recursos naturais necessários para a sobrevivência dos seres vivos.
Além disso, eles se complementam, visto que a sustentabilidade tem como objetivo utilizar os recursos disponíveis sem prejudicar o meio ambiente e o uso para as próximas gerações. Já que este é o espaço em que todos os seres e condições físicas, ambientais, químicas e biológicas estão inseridos.
Nesse sentido, o meio ambiente tem a ver com os recursos naturais, pois o que utilizamos diariamente depende do meio ambiente. Portanto, preservá-lo faz parte dos princípios da sustentabilidade.
Relação do meio ambiente com a sustentabilidade
A partir dos dois conceitos, foram surgindo diversas práticas sustentáveis, como por exemplo: reciclagem, reutilização de embalagens e produtos, e carros elétricos para diminuir a emissão de gases poluentes. Além do consumo de alimentos orgânicos, entre outras alternativas que causam menos impacto no meio ambiente.

Também pode-se citar como exemplo de ações sustentáveis o uso consciente da água, reflorestamento, controle sobre a exploração dos recursos minerais e uso de fontes de energias renováveis.
Diante disso, a sustentabilidade atua na preservação do meio ambiente e do ecossistema como um todo, em conjunto com as ações da sociedade para que o consumo seja consciente e não falte às próximas gerações.
Sendo assim, a importância da sustentabilidade para o meio ambiente diz respeito às ações sustentáveis que não deixam os recursos naturais se esgotarem. Além de melhorarem a qualidade de vida e preservar a biodiversidade. Entretanto, só terá efeito se a sociedade fizer a sua parte.
Nesse caso, pode-se diminuir o uso do carro e optar por outros meios de transportes menos poluentes, como é o caso das bicicletas.
Além disso, não jogar óleo no ralo da pia, usar embalagens que não prejudiquem o meio ambiente, evitar desperdícios, economizar água e energia ou então optar por métodos sustentáveis, também são atitudes que podem ser aplicadas no dia a dia e que ajudam o meio ambiente.

Gostou deste artigo? Então acesse o nosso blog para mais conteúdos como este e conheça os restaurantes e atitudes sustentáveis da Vila.
Veja também: