Arte grafite em um muro da cidade

Grafite: Quais são as características desta arte?

Quem nunca notou diferentes pinturas em muros ao caminhar pelas ruas da cidade, não é mesmo? Desenhos rabiscados a mão, popularmente conhecidos como grafite, que contemplam muita cor em um muro, parede, monumento ou qualquer outro local que esteja na via pública pode se tornar uma tela de pintura para artistas. 

Visto muitas vezes como sinônimo de vandalismo e marginalização, o grafite é uma arte de rua elaborada com técnicas mais complexas, a qual contempla figuras para fazer uma crítica social. 

Quer saber mais sobre a história e características do grafite? Confira no artigo de hoje!

Como tudo começou

Caixas com várias latas de tinta usadas para grafite

O grafite pode ser dividido em duas categorias: spray art e stencil art. O primeiro estilo é mais simples, pois utiliza o spray para registrar formas ou palavras simples. Enquanto que o stencil art é o tipo de grafite que usa cartão com um formato pronto e recebe o spray de tinta. 

Agora com relação a história do grafite, essa arte surgiu por meio de um movimento contracultural em 1968 na França, o qual tinha o objetivo de inscrever trabalhos de caráter político ou poético. Entretanto, foi na década de 70 em Nova Iorque que o grafite ganhou força com um grupo de jovens que desenhou marcas pela cidade. Além disso, outras exposições foram surgindo ao longo dos anos. 

Nessa mesma época, mais especificamente no final da década de 70, o grafite chegou ao Brasil.

Por ter surgido em época de ditadura, os grafiteiros foram considerados transgressores. Mas mesmo assim, a arte do grafite foi espalhando de São Paulo para outros Estados do país. 

Fatos e características da arte grafite

Muro preenchido por completo com grafite nas cores azul, amarelo, vermelho e roxo

Apesar da longa trajetória, o grafite foi e ainda é considerado nos dias de hoje como uma cultura marginalizada, por conta da sua ligação com o hip hop. Afinal de contas, pessoas que faziam parte desse grupo viram uma possibilidade na arte de rua de denunciar a opressão e a condição desfavorecida da minoria. 

Entretanto, o grafite tem mudado essa imagem com o passar dos anos. Atualmente é visto mais como uma arte urbana do que ato de vandalismo. Portanto, considerado produções e manifestações artísticas em espaços públicos como forma de crítica social em prol da democratização dos locais públicos. 

Além disso, é muito comum o grafite ser feito em locais que há bastante circulação de pessoas como viadutos e prédios, por exemplo. Por essas razões é considerada arte independente com caráter efêmero, fazendo com que o local interaja com o público e também refletindo sobre o uso do espaço público. 

Vila gastronômica e cultural em Curitiba

E você, aprecia essa arte de rua? Aqui na Vila Urbana, por exemplo, temos o painel Mucha Tinta para você tirar muitas fotos e curtir uma boa produção artística. Além de muita comida e música boa, é claro. 

Agora, se você gostou do conteúdo de hoje e gostaria de ler outros artigos como este, é só acompanhar o nosso blog. Estamos sempre compartilhando diversos assuntos que envolvem música, comida e muita cultura! 

Veja também: 

Cultura internacional: cinco lugares para viajar dentro da Vila Urbana

Mais conteúdo!