bicha brega brechós

Comprar em brechós realmente vale a pena?

Sustentabilidade é a palavra do momento, concorda? Então que tal comprar roupas em brechós?⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mais do que nunca as pessoas têm se atentado para a importância de cuidar do ambiente à nossa volta. Isso já era uma pauta grande se falando de alimentação, cuidado com o lixo e com consumo, porém, a moda também entrou no pacote.

Comprar peças em brechó é uma forma incrível de incentivar o consumo consciente, produzir menos lixo, diminuir a emissão de carbono e de quebra descolar peças de luxo a preços muito acessíveis e não esqueça a exclusividade. No artigo de hoje vamos falar sobre a importância dos brechós para moda sustentável. Então confira! 

No mundo 

Com a popularização da internet e dos novos hábitos de consumo consciente, houve um aumento na procura de brechós nos últimos anos.

Mas engana-se quem pensa que essa é uma prática somente dos dias atuais. Especula-se que a prática de compra e troca de produtos usados tenha se popularizado na França por volta dos anos de 1900, as chamadas marché aux puces, eram feias que ficaram conhecidas por  “mercado de pulgas” por conta das péssimas condições de higiene na época.

No Brasil

No Brasil, essas feiras começaram a ser popularizadas em 1899 por um mascate chamado Belchior que revendia roupas e outros produtos usados no Rio de Janeiro. Por conta do seu nome complicado, muitas pessoas o apelidaram como “ Brechó”, daí a origem desse termo.

Uma nova visão sobre brechós

Mesmo atualmente, muitas pessoas ainda têm o pensamento antiquado de que esses locais são repletos de produtos ruins, antigos e com más energias. Mas qual o problema de uma peça ser mais “antiga” e usada, se ela é linda e estilosa?

Moda atual e brechós 

De alguns anos para cá o mercado da moda tem olhado para o passado como um grande potencial. A prova disso é que nas últimas temporadas de desfiles, tendências dos anos 70,80,90 e 2000 têm se sobressaído.

Brechós e moda sustentável

Não é legal comprar uma roupa e de quebra ajudar o meio ambiente? 

Quando compramos uma peça em brechó estamos dando continuidade às roupas que poderiam parar no lixo, além disso, o baixo consumo das chamadas Fast Fashion faz com que as indústrias têxteis, despejem menos substâncias tóxicas no meio ambiente. 

Outra opção sustentável e solidária é doar as peças que não estão mais sendo usadas para instituições de caridade.

Gostou deste artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como este !

Veja também:

Onde comer em Curitiba: Conheça 5 restaurantes da Vila Urbana

Mais conteúdo!